A CIRURGIA (A PRIMEIRA)

 

Um dos exames que fiz antes de saber que sou portadora da endometriose, é a HISTEROSSALPINGOGRAFIA, isso agora soletre: H I S… mentira! Hahaha demorei a aprender a falar essa palavra.

A histerossalpingografia é um exame de radiografia usando-se contraste para verificar as condições anatômicas dos órgãos reprodutores femininos: útero e tubas. Este exame é feito no Brasil desde a década de 1960 e é normalmente realizado para verificar se há alguma anomalia no útero ou  nas trompas, se há alguma aderência que prejudique o caminho do óvulo fecundado até o endométrio ou outros problemas ginecológicos ligados a anatomia do útero e das trompas.

Resumindo e em claras palavras, o contraste (líqudo) introduzido no canal vaginal, deve ir e voltar sem ficar parado ou bloqueado em alguma região do sistema reprodutor feminino.

No meu caso, ele foi, voltou, foi, voltou!!! Tudo certinho, sem aderências e anomalias. Pelo menos isso né!

Era março de 2014, estava eu correndo como doida atrás de todos os exames necessários para fazer a cirurgia (videolaparoscopia) para logo logo engravidar, ser mãe feliz e contente assim como eu via nas revistas… (sim, eu pensava desse jeito mesmo… ME JULGUEM! Hahaha).

Os exames necessários: exame de sangue completo, cardiovascular (aquele que você corre como doida na esteira), ultrassonografia endovaginal e depois de todos esses resultados em mãos, foi a hora de passar por uma consulta com o anestesista do hospital.

Somente após todo esse processo é que eu conseguiria uma data na apertada agenda do meu médico!

Marquei, lembro como se fosse hoje, dia 09 de julho de 2014. Minha solução para todos os problemas estava com data marcada para acontecer.

Uma semana depois, a secretária da clínica me liga dizendo que teria que desmarcar minha cirurgia, pois o médico estaria em um congresso fora do país na minha data… MINHA DATA!!! Aff fiquei brava heim.. mas fazer o que, me operar sozinha é que não poderia. Ficou marcado então para o dia 21 de julho de 2014, poucos dias depois, mas pra mim, uma eternidade!

Para minha imensa alegria, quatro dias antes da cirurgia, do nada, me ataca a garganta de um jeito que há muito tempo não acontecia! Resultado, cirurgia remarcada!!!

Olha gente… é difícil ser eu heim!! Vou te contar!! Hahahahaha, hoje dou risada, mas na época, chorei um monte!

Enfim, dia 17 de agosto de 2014 chegou, eu e meu marido nos internamos um dia antes, não dormi a noite de tanta ansiedade.

Quer saber mais? Se identifica com algum ponto desse post? Comenta aqui em baixo…

A história continua…

22 respostas para “A CIRURGIA (A PRIMEIRA)”

    1. Oi Jaque,

      Não sabia que já tinha feito videolaparoscopia, você tem endometriose? Ou é outro problema? Conta pra gente, se você quiser, é claro!!!

      Beijinhos!!!

  1. Oi Talita! Estou tentando a algum tempo tbm e nada! Tenho consulta marcada com meu médico na semana que vem… Medo do que ele pode me dizer!

      1. Oi Talita estou tentando a mais ou menos uns dois anos e meio.
        Vou fazer a vídeo mesmo, meu médico suspeita da bendita endometriose. Amanhã passo pelo anestesista. tô bemmmm ansiosa…. Quem é seu médico???
        Vou mandar email com meu whats…
        Bjus

  2. Oieeee 🙂 passei p ver seu blog , mesmo que ser mãe não seja prioridade para mim !
    But me identifiquei num assunto !

    Vc se internou para fazer a vídeo para confirmar a endometriose ? Não entendi direito , ou vcs ia fazer inseminação ? 🤷🏽‍♀️
    Eu já fiz essa vídeo , sei como é , porem meu diagnóstico é que não tenho , mas tenho lá minhas dúvidas !

    1. oi Debora!!!
      Sim, fazer vídeo para descobrir a endometriose… Vc já fez? E não tem diagnóstico? Como assim? Continue acompanhando, vou falar sobre endometriose e seus sintomas, se tiver algum deles, procure um médico!!!

      Beijinhos…

      1. Sim , vou começar fazer exames mais específicos ! Quando fiz a um tempo atras. Não foi encontrado nada porém não posso menstruar .
        Fico anêmica , passo mal , fico de cama, tenho hemorragia de tanto sangue e dor absurda que tenho.
        Agora vou voltar aos exames , vamos ver o que será !
        Ah , adorei o blog ! Vai além do que imagina. 😘

  3. Talitaaaa q lindoo…
    Parabens por compartilhar sua história…
    Muitas pessoas (eu por ex.) nao faz idéia do q é isso…
    Que Deus te Abençoe muito e vc consiga realizar seu sonho…

  4. Oi Talita
    Nossa a cada dia me identifico mais com este blog, pois eu tbm tive q remarcar e remarcar a vídeo (primeiro uma pu… sinusite, depois algo q nunca havia me dado, bronquite asmática e dale antibióticos), aí eu desisti de tentar remarcar a terceira vez, pois eu tinha q refazer todos os procedimentos (Unimed, exame de sangue e anestesista), e resolvi tirar um tempo para mim e minha cabeça, pois ainda estava abalada por conta dos abortos. 😪
    Fiz a vídeo em maio, acho q foi dia 16 de maio deste ano (2017), e foi diagnosticado endometriose (pélvica, abaixo do útero) grau 1 … Ufa, os sintomas q eu tive a vida inteira (q para mim era normal) descubro q é endo. Desde lá venho tratando e se preparando para mais uma video… Espero um dia nós duas podermos trocar ótimas notícias, e vamos q vamos firme e forte com ajuda de Deus 😍😘😘

    1. Aaaaaa e a histerossalpingografia é bem desconfortante hihihihihi
      Mas graças a Deus deu tudo certo
      E além da endometriose estou tratando ovário multipolicisto 😉😘

    2. Liliannnn

      Nossa história é muito parecida messsmo!!! Continua ligada então, porque vem mais coisa por aí!

      Beijinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *